Detalhe

Noiva millennial: sustentabilidade e versatilidade

Re-Inventar. A moda entendeu que, além de quebrar paradigmas, abrir caminhos, criar pontes e intrigar, a reinvenção é a melhor estrada para um setor que movimenta sonhos, consumo e dinheiro. Oferecer novas propostas não é apenas mudar a cor, a cartela de tecidos e os truques de styling. O consumidor almeja mais. Ele busca uma moda que levante bandeiras, ofereça produtos de vida útil longa e desafie as engrenagens que ainda funcionam a favor de números megalomaníacos e vendas excessivas.  

Upcycling, slowfashion e tantos outros movimentos de reestruturação de consumo e produção são os pilares de muitas jovens marcas. As veteranas vêm se adaptando a esse novo cenário. Contudo, o entendimento e a aceitação dessa nova realidade ainda encontram barreiras, como no caso da moda noiva onde, tradicionalmente, inovação muitas vezes é entendida como sinônimo de rebeldia.

Pode parecer contraditório, mas, apesar de sua forte presença no cenário fashion mundial, a moda noiva ainda resiste em se reinventar. Excessos de tecidos, processos de produção intermináveis e um produto final com prazo de validade mínimo ainda são realidade no segmento.

A moda noiva precisa se engajar, se atualizar e, assim como todos, se reinventar. Em um futuro não muito distante, especialmente pós-pandemia, a sustentabilidade, a responsabilidade social, a cadeia produtiva eficaz e a criatividade serão ainda mais importantes que desfiles badalados e coleções repletas de peças-desejo. As pessoas não compram mais um produto, elas compram uma história, um ideal, uma mudança.

É pensando assim que nós do ateliê Ana França, estamos construindo uma trajetória no ainda engessado mercado de casamentos. Nascemos em 2013, e inicialmente embarcamos nos tradicionais vestidos de noiva, mas logo entendemos que aquele não era um caminho seguro e socialmente responsável a seguir. Em 2016, toda a proposta foi reestruturada. Sustentabilidade, vestidos com vida útil longa e inovação se tornaram os pilares da etiqueta. Reduzimos as camadas de tecidos, optamos por coleções compactas e peças inteligentes e versáteis, que possuem um tempo de construção reduzido.

 

Deixamos de lado os vestidos e passamos a oferecer às noivas, saias e bodyes. A lógica é: 10 saias e 10 bodyes que combinam entre si. Uma coleção multiplicadora que, a partir de 20 peças, é capaz de criar até 100 combinações. A partir dessa conta, percebemos a primeira característica sustentável: não precisamos de um grande número de peças e modelos para oferecer às noivas. Cada mulher monta seu vestido como deseja, tornando-o único.

A atemporalidade também é uma das características. Não se pode datar em que época a peça foi feita, pois, estão acima do conceito de estações e à margem das tendências. A noiva pode usar o mesmo body para cerimônia civil e festa. Basta trocar a saia e tudo muda. Além disso, os modelos transitam entre os mais diversos estilos de celebração. Vão da igreja à praia.  

Vida útil extensa: outro ponto amplamente defendido por nós. Desde que mudamos o posicionamento da empresa, nosso desejo era criar vestidos que não se tornassem “um peso” no guarda-roupa da noiva pós-casamento. A partir dessa ideia, as peças passaram a ser desenvolvidas para serem usadas não somente no ‘grande dia’, mas também em outras ocasiões, tornando-se parte do closet. O body pode ser combinado com calças, saias, shorts. As saias também são adaptáveis a um estilo mais casual. Ofertamos uma roupa para ser usada na vida, não somente em uma data.

 

O processo de confecção também é focado em reduzir ao máximo o número de provas. As peças são produzidas com um tecido elástico, que se adapta às curvas do corpo, o que permite a diminuição de provas, não exige manutenção rigorosa de medidas e não limita os movimentos. São apenas duas camadas de tecido que garantem uma produção eficiente, escassez de resíduos e à noiva o máximo de conforto possível.

O mundo mudou, as formas de produção e de consumo também. Com as noivas não é diferente. É preciso oferecer uma moda que dialogue com suas expectativas, bandeiras e desejos. Por isso, nosso objetivo maior é oferecer a vocês alternativas inovadoras e sustentáveis. Não é mais concebível uma peça cara ser inutilizada imediatamente após o seu uso. Por isso, invistimos em uma moda noiva que não fica obsoleta. E essa é nossa principal dica: escolha um vestido eterno e atemporai. Eles são o futuro.

Equipe Ana França

Filtrar por Categorias